segunda-feira, 30 de março de 2009

A outra


Eles ficam com você, mas não largam a namorada. Por quê?

Grande parte das garotas já passou por uma situação assim: você conhece um cara, vocês ficam uma vez, ficam outra e, de repente, como se fosse a coisa mais normal do mundo, ele diz que tem uma namorada. É claro que nesse ponto você já está louca por ele, apaixonada e não sabe o que fazer; é errado continuar com ele, mas é doloroso deixá-lo escapar. E aí?

Aí ele diz que você é importante pra ele, que é diferente de todas as garotas que já passaram na vida dele e que o namoro não vai bem. Ele conta das brigas, que ela o prende e que não confia nele, como se ele merecesse. E para completar o discurso, o gato diz que vai terminar com a namorada, mas que precisa esperar um tempo, para prepará-la, afinal, ela foi muito especial para ele, embora não a ame mais.

Já passou por isso? Conhece alguém que passou? Se sim, você conhece o final dessa história. Se não passou ou está passando por isso agora, a gente conta pra você o que vai acontecer no próximo capítulo. Ele vai te enrolar. Vai continuar com você e com a namorada. Quando você cobrar uma decisão, ele vai inventar outra lorota e você vai cair. Já foi ao cinema e assistiu um daqueles filmes de três horas que são apenas “lenga-lenga”? Você acaba de ser contratada para o elenco!

A questão é: qual é o motivo do cara querer estar com outras garotas e ainda assim manter o namoro? Maurício* acredita que os garotos que fazem isso precisam ter um porto seguro enquanto encontra uma nova garota certa para namorar. “Se traem é porque não gostam, mas não querem ficar sozinhos”, explica. A psicóloga Laila Pincelli da Mata Savioli explica que o relacionamento traz segurança ao garoto e a outra traz emoções e o tira da rotina.

Nosso entrevistado também acha que como a traição masculina é algo mais aceitável pela sociedade, o garoto se sente seguro, opinião apoiada pela psicóloga - "Muitas namoradas, apesar de saberem que são traídas, sempre aceitam as desculpas e acreditam que 'Foi só aquela vez! Não vai acontecer de novo!'. Isto se torna uma situação muito cômoda para quem trai, não precisando definir-se entre uma e outra". Mas por que continuar o relacionamento com a garota traída e não pular de uma vez para a nova? “O problema é que depois que criam um vínculo, fica difícil largar, ainda mais quando envolve sexo”.

A médica explica que alguns garotos de fato pensam que terminarão o namoro um dia, mas relutam em perder o que têm garantido, afinal, não sabem ao certo como seria a relação mais séria com a 'outra'. Mas mostra que também há o outro lado - "Outros rapazes simplesmente agem assim porque não saem perdendo em nada - as duas (namorada e a outra) não se posicionam de maneira mais firme quanto à situação. Receiam que se o pressionarem irão perdê-lo. O homem, assim, leva a situação pelo tempo que lhe for conveniente".

O que Maurício acredita é que tudo isso é uma busca por amor, seja de outra pessoa, seja amor próprio, mas o desejo é que move o cara a dar o primeiro passo. “Por isso trocam de várias parceiras sem achar o que querem”, completa. E a “amante”, ela deve ter esperanças de ficar com esse cara que diz gostar tanto dela? “Se um homem ama realmente uma mulher, ele esquece as outras. O problema é que isso anda raro”, afirma.

A dica da especialista é para que as garotas observem bem o gato: "Se o rapaz de fato tem intenções de terminar sua relação oficial para ficar com ela, não costuma demorar muito tempo para tomar tal decisão. Se perceber que ele a cada dia arranja uma desculpa do porquê não pode ser agora, melhor se desligar dele. É muito comum homens 'enrolarem' a amante por muito tempo e quando terminam com a oficial terminam também o caso com a amante, muitas vezes assumindo compromisso sério com uma terceira mulher".


Nenhum comentário: