quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Por que os meninos nunca perdoam uma traição?

A traição é um daqueles assuntos que a gente nunca se cansa de falar. Ela é tão complexa e indefinível que eu posso ficar dando milhares de motivos para ela acontecer que eu nunca vou conseguir convencer ninguém de que estou certo. Pois bem, alguém já conseguiu reparar que as meninas, geralmente, quando são traídas, perdoam o seu parceiro com uma facilidade tremenda? É fácil: basta o menino pedir desculpas, mandar um buquê de flores e fazer cara de cão arrependido que a moça, com 100% de certeza, cai nos encantos dele. Agora, quando é o contrário, já reparou que os garotos nunca perdoam? Por que será?
Tudo gira em torno do orgulho. Os homens, por mais românticos que sejam, sempre são muito mais orgulhosos. Bem mais do que as garotas. A gente não aceita a idéia de ter sido trocado, de que nossa menina passou pelas mãos de outro cara enquanto estava conosco. Isto dá um tapa em nosso ego que vocês não têm idéia. As mulheres, geralmente, são mais ‘moles’ do que nós, por isso é tão fácil fazê-las acreditar que mudamos. Ontem, como alguém me disse, só podemos acreditar que uma pessoa realmente mudou depois que dois anos se passaram sem que esta pise na bola novamente. Talvez seja por isto que os meninos sejam mais durões. Não somos tão utópicos quanto as meninas, somos realistas e acreditamos que, se rolou uma vez, nada impede que role de novo. Além do mais, sempre rola aquele sentimento de que ‘não fomos bons o suficiente’.
Para fazer um homem acreditar que você mudou e gosta dele, não irá fazer mais o que fez, pode ser meio complicado. Talvez você tenha que passar por uma fase bem complicada no seu relacionamento, sendo bem suscetível às mudanças de humor do menino e paranóias que ele irá criar para a relação de vocês. Acredite, esta será uma das piores fazes da sua vida e, muitas vezes, você irá contestar se está valendo a pena tudo o que está fazendo. Para fazer um cara dar o perdão, você terá que ter certeza de que o quer, pois vai sofrer muito para consegui-lo.
Um homem com o orgulho ferido é um homem que perde esperanças e sente que jogou muito tempo da sua vida no lixo. Por isso, você terá que reconquistá-lo a cada minuto, mostrar as coisas boas da relação e, além de tudo, mostrar o que você é de verdade. Acredito que um dos motivos de sermos assim é a nossa própria criação, a necessidade de passarmos uma imagem dura que a sociedade impõe às pessoas do sexo masculino. Talvez, psicologicamente, a culpa nem é nossa.
E você, já traiu algum menino que não te perdoou? Conte a sua história nos comentários!

2 comentários:

Danilo Lion disse...

Exato o que você escreveu.... é exatamenteo orgulho ferido.... seguido da sensação de "não somos bons o bastante" ...seguido das paranoias do "pode acontecer denovo"..... que fazem com que o perdão não venha....já que ate ele vir...a mulher ja desistiu!...

Pedro Jungbluth disse...

Posso falar como traído. Não fui orgulhoso, procurei compreender e dar chance. Insisti, muito. Mas o que era óbvio aconteceu: o relacionamento acabou, os motivos que geraram a traição continuaram, e tomei uma grande lição dessa primeira vez na vida que resolvi não ser machão e implacável: se aconteceu a traição, o relacionamento já acabou, só esqueceram de avisar. Por isso, nem homens nem mulheres devem ficar insistindo em relações que chegaram nesse ponto. Relacionamentos sérios são calcados em valores como respeito e cuidado que precisam ser exercitados no dia-a-dia. Se não é possível, melhor buscar outros caminhos, pois a vida é muito curta para se perder tempo.