quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Olheiras (Aprenda alguns truques para disfarçar essas manchas!)


“Que olheiras são essas?” Se não bastassem a prova difícil do dia seguinte – que não deixou você dormir direito de tanta preocupação–, o cansaço, o estresse, a genética ou até aquele período chatinho pré-menstrual, você ainda tem que escutar uma frase dessas! Nenhuma menina gosta de marcas, ainda mais aquelas roxas ou marrons ao redor dos olhos.

Elas infernizam a sua vida pelo excesso de melanina pigmento que faz a região ficar mais escura – e pela dilatação de vasinhos. Então, para saber direitinho por que isso acontece com você, antes de tudo, procure um dermatologista!

Mas, enquanto você tenta receitas caseiras com compressas de água morna ou com colher gelada sobre as olheiras, a maquiagem pode dar uma mãozinha e tanto! Por isso, o hairstylist e maquiador Jô e a maquiadora Viviane Prado, do Salão Ritz, dão várias dicas para você esconder esse probleminha.

• Prepare a maquiagem!
Os itens indispensáveis para você disfarçar as olheiras são base, corretivo, pó facial e sombra iluminadora. Jô garante que o corretivo líquido é o mais indicado, porque adere melhor à pele e dura mais, além de ser mais prático de usar. “De qualquer forma, coloque a sombra mais clara, mas é indispensável o uso do corretivo. É ele quem prepara a pele para receber a sombra e dar o efeito desejado”.

Viviane Prado concorda e também diz que a líquida espalha de forma mais uniforme, além de ser perfeita para hidratar, mas não há problema nenhum em usar o corretivo em forma de bastão e pó. “Aliás, o pó é ótimo para quem tem rosto oleoso”.

Dica especial: Use sombras de cores mais claras. Para quem tem olheiras, fica terminantemente proibido o uso de sombra preta!

• Funções
Mas, espere aí! Você sabe como o corretivo e a base funcionam? “A gente chama essa duplinha coringa de básicos para preparar a pele. Sem eles, a maquiagem perde muito do efeito final e não fica perfeita, homogênea, como deve ser”, conta Jô. Aprendeu?

• Escolhendo a cor certa
Você não quer ficar com duas bolsas brancas embaixo dos olhos, certo? Por isso, Jô ensina que o pó iluminador é ótimo justamente por ser neutro. “Ele se encaixa em toda situação. Para definir outros tons e mudanças, é preciso analisar o tipo de evento, de roupa e de personalidade da pessoa”.

Viviane Prado sempre recomenda escolher um ou dois tons mais claros que a pele para iluminar o rosto e encobrir as olheiras. “Em cima do seu tom de base, suba um tom e veja a diferença”.

• Aplicando os produtos
1º: Limpe bem o rosto com água e sabonete específico para seu tipo de pele;

2º: Passe um creme tensor. Ele dá o chamado “efeito cinderela”, que faz a pele ficar esticada por quatro ou seis horas;

3º: Em seguida, entra o corretivo, com a função de iluminar o rosto;

4º: Por fim, use a base para deixar a derme mais uniforme;

5º: O pó facial também ajuda bastante, mas ele deve ser da mesma tonalidade que a pele.

• O que fazer sem corretivo e base?
“Nem todas as peles aceitam o pó facial, algumas necessitam mesmo do corretivo e da base para o efeito esperado”, explica Viviane Prado. Cuidado! A maquiadora é firme ao dizer que quem tem olheiras precisa se manter bem longe do lápis de olho. E o segredo? “Valorize outras partes do seu rosto! Passe um rímel transparente e aplique uma sombra clara ou até mesmo um toque de blush no rosto para amenizar”, conclu
i.

Nenhum comentário: