segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Dê fim às brigas de casal


O psicólogo João Batista Pedrosa e a escritora Julia Duarte ajudam a resolver os barracos mais comuns entre casais.

1. Falta química entre nós

1. O casal é muito unido e amigo, mas na cama o entrosamento não é o mesmo... O que fazer?
Uma situação dessas pode até separar um casal, pois sexo é fundamental para fortalecer a união, principalmente a de jovens. Para resolver, a dupla deve primeiro questionar a falta de tesão. Cada um pode pensar, em separado, se há fatores que têm atrapalhado o clima na cama, como estresse, filhos, irritação em relação ao parceiro...

Depois disso, o ideal é que os dois sentem juntos para conversar sobre o assunto. Nesse diálogo, ambos devem respeitar e ouvir a opinião do outro até o final. Só com respeito é que chegarão a um consenso que possa melhorar a vida de todos.



2. Ele foi morar em outra cidade

2. Vocês namoram há algum tempo, mas ele mudou de cidade por conta do trabalho.Como manter a relação?Confiança é a palavra-chave de qualquer relação a dois - ainda mais à distância. É essencial manter a segurança tanto no parceiro quanto no namoro. Vocês dois terão de contar com muita força de vontade para que os quilômetros longe não virem uma barreira. Por isso, mantenham contato constante, pelo telefone (até via torpedos) ou pela internet. Também é interessante estabelecer regras: não fique, por exemplo, mais de um mês sem ver seu amado pessoalmente. Vocês podem revezar: uma vez ele visita você, na outra você vai.


3. Minha família não gosta dele

3. Seu namorado não é aquele dos sonhos da sua família e, por isso, eles acabam implicando com seu relacionamento. Como mostrar a todos que ele é a pessoa com quem você quer ficar?
Primeiro, ouça os motivos dos parentes. Depois, mostre por que gosta do seu namorado. Nesta conversa, é importante baixar as expectativas da sua família, já que, muitas vezes, aquilo que os pais sonham para você não é necessariamente o que você quer. Se está decidida a ficar na relação, tenha firmeza em sua resolução e não deixar que interfiram. Diga, sempre em tom paciente, que esta é sua vida e, portanto, você tem direito de tomar suas próprias decisões. Mas reforce que a família é fundamental e não quer que nada interfira nisso. Com o tempo, muito parentes são conquistados pelo namorado.



4. Zombam da nossa diferença de idade

4. A diferença de idade entre vocês é sempre motivo de risadas entre os amigos. Como driblar esse problema? Com bom humor e nada mais! Faça piadas, seja irônica. Se ele for mais jovem, diga que tem vitalidade. Caso seja mais velho, diga que tem experiência! Não se incomodar é a melhor saída, pois assim as chacotas acabarão. Quanto mais você demonstrar estar incomodada, maior será a frequência das risadas.

5. Eu ganho mais do que ele

5. Você ganha mais que seu namorado e isso, às vezes, causa certo constrangimento. Como evitar esse mal-estar? Hoje, muitas mulheres são provedoras de lares e ganham mais que os parceiros. E isso não precisa gerar constrangimento - pelo contrário: deve dar orgulho! A ideia de que o justo é a mulher ganhar menos é antiga e machista. Esqueça isso! Seu parceiro fica incomodado? Explique o quanto aquele dinheiro melhora a vida dos dois e diga que o que você mais quer é ser feliz com ele. Também pense em se adaptar. Não adianta ir a um restaurante caro se você sabe que ele não pode pagar. Nesse caso, pense no bolso dele antes. E quando estiver sozinha, gaste seu dinheiro como desejar.

6. Ele me traiu no começo do namoro

6. Vocês namoram há tempos e você é apaixonada por ele. Mas em uma briga descobre que no começo do namoro ele traiu você com uma ex. O que fazer? Se for perdoar, lembre-se: não existe meio-termo no perdão. Caso o faça, esqueça mesmo o problema. Afinal de contas é uma história antiga e superável. O homem só não pode achar que abriu um precedente para fazer a mesma coisa novamente. Mas se você não conseguir superar a traição, é melhor terminar e partir para outra.

7. Não tenho tempo para ele

7. O trabalho está uma loucura e você mal tem tempo para o gato, que está carente e deprimido. Como se mostrar mais presente nesse momento? Ligar sempre que possível, enviar torpedos simpáticos e escrever e-mails carinhosos são algumas dicas para se mostrar mais próxima. É importante saber distribuir bem o seu tempo entre as tarefas profissionais e a vida amorosa. Também converse com ele e explique que você trabalha para o bem dos dois e que preferia estar com ele sempre.


8. Um ex anda me ligando

8. Você está superbem com o gato, mas um ex voltou a telefonar e assediá-la. Como contar isso para o seu namorado? Fale com jeito, deixando claro que só está contando porque gostaria de saber se a situação fosse contrária. Lembre-se: a forma como se fala sobre isso é tão importante quanto o fato em si. A verdade pode machucar, mas não há nada melhor do que ela, caso seu namorado seja capaz de ouvir. Agora, se ele for do tipo ciumento sem motivo, melhor ficar quieta. Abrir o jogo só dará motivos para iniciar uma discussão e gerar desconfianças - talvez seja exatamente isso que o caso antigo quer: ver vocês dois brigados! Quanto ao ex, não atenda mais as ligações para que ele entenda que você não quer nada e a deixe em paz.


9. Minha sogra não gosta de mim

9. Sempre que você encontra com a mãe do seu parceiro, ela faz comentários maldosos tentando atingi-la. Como evitar uma discussão com a sogra? Entrar em competição com a mãe dele é furada. Simplesmente ignore as indiretas maldosas dela. Consegue fingir que não é com você? Vá em frente. Faça cara de paisagem, fique muda, não expresse reação e mude de assunto. Mas quando ela falar algo bacana, dê bastante atenção, pois assim você vai conquistando-a.

10. Ele quer casar e eu não

10. Ele está doido para casar, mas você ainda quer, mesmo o amando muito. Como dizer a ele que você prefere esperar mais um pouco? Chame o gato e explique seus motivos com franqueza. Diga que, embora ele seja muito importante em sua vida, você não está preparada para tomar esse tipo de decisão agora. Fale por que quer esperar mais um pouco. Ele terá o direito de aceitar ou não.

11. Ele não esta nem aí para as datas especiais

11. O gato é romântico, mas não se liga muito em datas comemorativas. Você sempre tem ideias bacanas para os aniversários de namoro e ele nunca demonstra a mesma empolgação. Como dizer que isso frustra você? Saiba que os homens não são bons com adivinhações. Por isso, seu parceiro precisa saber que isso é importante para você - e só vai descobrir se você falar! Sem ser chata, diga o quanto gosta de festejar datas importantes. Vale até perguntar onde vocês vão celebrar o aniversário de namoro um dia antes da data, por exemplo. Com o tempo, ele vai começar a lembrar delas naturalmente.

 

Nenhum comentário: