quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Tipos de saltos: quais são e como os potenciar


Eles garantem elegância, mas há que saber usá-los na medida certa e na ocasião ideal.

Usar saltos altos nos dias que correm está na moda, mas há que ter cuidados especiais com a coluna e perceber que tipo de salto se usa, pois nem tudo se resume a uma questão de alturas.
Os saltos quadrados ou plataformas são os melhores para quem tem peso a mais e para quem está a iniciar-se nestas aventuras mais altas.
O salto agulha é o ideal para festas, mas para andar na calçada portuguesa, evite-os. E se quiser melhorar a sua postura treine com um livro na cabeça, balance os braços para equilibrar o movimento e dê passadas curtas.
Aqui ficam os diversos tipos de salto: 

Agulha ou Stiletto: É uma invenção do designer francês Roger Vivier nos anos 50 e é o salto mais elegante e sexy de todos. Pode ser usado em sapatos fechados ou em sandálias e pode ter até 10 centímetros de altura. É aquele que mais pode prejudicar a coluna, daí não poder abusar-se dele. 

Anabela: É um tipo de plataforma, mas ao invés de ter um salto linear, tem a base perto dos dedos mais baixa e evolui para o salto mais alto na região do calcanhar. É um dos melhores saltos para quem fica em pé muitas horas.

Luis XV: Tem um máximo de quatro centímetros de altura e uma base um pouco mais larga. Tornou-se popular pelo monarca francês Luís XV e é um salto que fica bem com qualquer tipo de roupa.

Meia-pata: A base na região dos dedos é tipo plataforma, mas o salto é mais fino. Deixa os pés elegantes, porém não é indicado para quem passa muitas horas em pé.

Plataforma: É aquele que melhor distribui o peso e a pressão do corpo pela planta do pé, daí ser dos mais confortáveis para o emprego e para ocasiões informais.

Salto cubano: Este modelo é mais baixo e mais grosso. Ele começa bem largo na altura da sola e afina um pouco no final – mas continua largo, se comparado a um salto agulha.É muito usado pelas dançarinas de flamenco já que garante equilíbrio aos passos da dança.

Salto quadrado: Peça indispensável em qualquer armário, o salto quadrado é sinónimo de conforto e volta a estar na moda por cusa do vintage.

Nenhum comentário: