quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Sorriso metálico

Não há dúvida que o sorriso é sua marca registrada, daí a importância dele ser lindo e saudável. Mas nem sempre isso acontece. Muitos adolescentes passam por um período de “arrumação” do sorriso.

É aí que entra o uso dos aparelhos ortodônticos, na maioria das vezes, do aparelho fixo. Com certeza, quem já usou ou ainda usa sabe muito bem dos apelidos que vem junto com ele… Sorriso metálico, dente de ferro, e outras cositas mais…Mas o que importa é sua saúde, mesmo porque isso não está só ligado a estética! Por isso é importante não adiar o tratamento. Quanto antes começar, melhor para você. Segundo a Dra. Helenice Biancalana, a prevenção é primordial.

Por que preciso usar aparelho??
Existem algumas coisas que você fez na infância que podem ser causadores desse pequeno problema: você chupava o dedo? Chupou chupeta até bem grandinha? E mamadeira? “Esses não são os únicos indícios da necessidade do uso do aparelho. Existe o fator genético e hereditário”. Ou seja, se seus pais precisaram dele, você também corre o risco de precisar…Segundo a Dra. Claudete de Felice, outro fator que pode contribuir para isso são os alimentos. “Hoje em dia existe muita comida pastosa, dessa forma as pessoas não estimulam o suficiente a parte óssea”.a Por isso hoje é muito mais comum o uso do aparelho hoje em dia do que antigamente.

Quando é indicado seu uso?
Isso varia de pessoa para pessoa. É preciso ir a um profissional especializado no assunto para que ele faça o diagnóstico correto. “Um tratamento mal feito pode piorar e muito o problema do paciente”, diz a Dra. Claudete.

A parte chata…
Muitas meninas reclamam de vários problemas que o aparelho causa. Um deles é na hora de comer. “Não é sempre que dá pra comer na rua. Fico com medo que fique algum pedaço de comida nos meus dentes”, diz a estudante Horaina de 18 anos, que usa aparelho há 4 meses.Além disso, existe a dor que muitas vezes vem acompanhada da manutenção. É… Cada vez que você vai ao dentista e ele dá aquela famosa apertadinha no aparelho, você fica alguns dias sem conseguir comer, com aqueles dentes moles… Mas isso também tem solução!!!!Outra coisa importante: nada de chicletes e balas que grudam nos dentes. Isso não significa que você está proibido de comer várias coisas… Significa que você deve ter alguns cuidados na hora de comer, como morder os alimentos, por exemplo.

Soluções
Existem algumas técnicas mais modernas que causam menos dor. Ao invés de fazer o tratamento tradicional, mais “agressivo”, essas técnicas são mais suaves… Mas demora um pouco mais. Os aparelhos usados são mais fisiológicos e não mexem os dentes com a rapidez do tratamento convencional.Mas se você usa aparelho e não gosta, não se preocupe!!! Existem várias formas de deixá-lo mais bonito e descontraído.
É o caso da estudante Camila, 20 anos, que usou aparelho dos 15 aos 18 anos e conta que começou a gostar de usá-los: “Muitas pessoas da minha sala usavam. Já que eu tinha que usar, fiz com que ficasse mais legal. Comecei a usar aquelas borrachinhas coloridas. A azul turquesa era minha preferida!!!”
Além disso, existem outras opções, como o aparelho transparente ao invés do metálico. “Quando a menina for colocar o aparelho, ela deve perguntar para seu dentista sobre a técnica roth, assim ela escolhe entre a opção metálica ou não”, diz a Dra. Claudete.

A parte boa!!!!
Todo mundo reclama, mas tem muita gente que usa, gosta e adora. Letícia, de 23 anos, usa aparelho há 5 anos e afirma: “Tenho pena de tirá-los. Acho um charminho meu aparelho”.Pelo jeito não é só a Letícia que acha isso!!!A Segundo a Dra. Claudete, muitas vezes ela tem problema na hora de tirar o aparelho das meninas, já que muitas delas adoram usá-los!!Portanto se você usa aparelho, aproveite essa fase. Apesar dos pesares, ninguém pode negar que ele é um charme e dá um ar super jovem!!! Taí uma vantagem do sorriso metálico!!Agradecimentos: Claudete de Felice, Responsável pela Ortodontia do Hospital Brigadeiro de São Paulo de Fissura lábio-palataes (lábio leporino) e Consultora Ortodôntica e a Dra. Helenice Biancolana, Diretora do Departamento de Prevenção da Associação Paulista de Cirurgiões-dentistas (APCD)

Nenhum comentário: