domingo, 7 de março de 2010

Saiba como tratar um homem "caladão"

Você namora um cara que para conversar é preciso o mesmo esforço que para abrir um pote de palmito? Você sabe (ou pelo menos espera) que haverá uma migalha preciosa de afeto ou uma informação guardada a sete-chaves em algum lugar de seu interior, mas você não sabe como fazer para extraí-la sem causar muito estrago?   A recusa em falar é em geral um problema dos homens e nós perguntamos a um expert do assunto - Marty Friedman, autor do livro Direto ao assunto com os homens sobre casamento - um aconselho para as mulheres que sofrem com seus namorados e maridos do tipo calado.

"Homens não merecem a reputação de que não falam", diz Friedman. "Não é que os homens não querem falar, eles não querem falar sobre as coisas que as mulheres querem falar. Homens gostam de conversar sobre esportes, trabalho e cinema, enquanto as mulheres querem falar de sentimentos. As mulheres têm necessidade de ligação, intimidade, harmonia e precisam compartilhar, mas esperar este tipo de abertura e conversas sem fim de um homem é uma péssima idéia. Está condenada ao fracasso."

Pergunte sobre um assunto que ele esteja interessado
"Se um homem fala sobre alguma coisa do trabalho, pode ser uma abertura para uma conversa que lhe agrade mais, se você apenas deixá-lo falar". Faça perguntas genéricas ou diga algo como 'Me ajude a entender mais sobre isso'. Homens gostam de contar estórias e vão mostrar como eles se sentem com gestos e expressões", explica Friedman. Quanto mais você deixar ele falar, mais oportunidades vocês terão para uma conversa que interesse a ambos.

Respeite o tempo dele
Se o seu namorado se fecha quando está aborrecido, Friedman diz: "algumas vezes é melhor deixá-lo quieto, o que requer paciência. Você tem que esperar até que a tensão dele diminua. Ele vai se retrair porque não quer ser criticado." E isso também funciona se ele quiser ir ao jogo de futebol domingo. Dê espaço para ele!

"Um homem quer se sentir independente, e não gosta de ter que pedir isso. Para ele, naquele momento, ver o futebol é realmente importante." Em outras palavras, espere até o intervalo para perguntar se aquele vestido aumenta seu bumbum.

Saiba quando desistir
Se vocês namoram há algum tempo, devem conhecer o humor de cada um. Se ele não está com vontade de falar, e você fica insistindo, só vai piorar as coisas.

Na maioria das relações duradouras, os homens devem dizer antes de uma festa: "eu não quero ir, mas vá você e se divirta!" Neste caso, faça exatamente o que ele diz: fique à vontade para conversar com todos, enquanto ele fica em casa. Tentar convencê-lo a conversar só vai piorar a situação.

Mude suas perguntas
Aqui vão três perguntas que você nunca deve fazer a seu namorado quando ele não quer conversar: "o que você está sentindo?", "o que você acha do nosso namoro?" ou "porque não conversamos mais?" Nem pensar! Apostas melhores, diz Friedman, seriam estas: "como está no trabalho?", "como vão os Giants?" ou "o que você achou do novo iPod?". Comece por estes assuntos e, logo, você não poderá mais calá-lo. Lembre-se: se você o quer falando, você consegue - mas falar sobre seus assuntos preferidos... isso já é outra coisa.

Nenhum comentário: